quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Análise: Bruce Dickinson - Skunkworks (1996)


1. Space Race

Um riff estilo Soundgarden, com um timbre de guitarra parecido, inicia a música. Uma levada cadenciada, leve, interessante. Ainda é o Bruce que conhecemos, mas diferente, com uma nova roupagem, sem o baixo galopante e as guitarras com terça que conhecemos bem do Iron Maiden.

Não se trata de uma música pesada, mas é um belo início para o álbum.

2. Back From The Edge

Aqui o guitarrista Alex Dickson (e não Dick-IN-son) - (não, eles não são parentes), mostra a que veio. O guitarrista tem um timbre muito característico, leve, e ao mesmo tempo com "punch", é como se ele mordesse e assoprasse ao mesmo tempo.

As guitarras são viajadas, a música tem uma batida energética e uma das melhores linhas vocais , variando do grave ao agúdo. É interessante perceber que a batida não muda muito, e mesmo isso não torna a música cansativa. É um verdadeiro clássico injustiçado.

3. Inertia

Riff inigualável ao início, com uma guitarra aguda dedilhada sem efeitos, e de repente, a música estoura em um dos gritos característicos do Bruce Dickinson: "Ineeeeertiaaaaa". Essa música é mais Heavy Metal do que muito material do Bruce com o Iron Maiden feito nos anos 90. Clássico absoluto. A combinação sangue novo + experiência funciona muito bem!

4. Faith

Essa música tem um riff que remete ao Rush, aliás, a própria melodia dos vocais (refrão, versos) também mostram isso. Não sei dizer se há influência direta, mas a guitarra suingada, distorcida na medida certa, a melodia de vocal segura, com registros médios, fazem lembrar a banda de rock progressivo. Faixa interessantíssima.

5. Solar Confinement

Esta faixa poderia estar no álbum Superunknown, de 1994, do Soundgarden. É óbvio que Bruce andou ouvindo o trabalho dos caras, o que não é nada ruim, pois Chris Cornell (que divide com Bruce o hall dos melhores vocalistas de rock/metal de todos os tempos) é uma bela referência.

É uma faixa de rock, simplesmente, sem frescuras, sem partes complicadas, direta, energética do início ao fim. Fantástica!

6. Dreamstate

Outra faixa que não nega a influência das bandas de Seattle. Alterna guitarras limpas com um refrão pesado, e Bruce até ensaia uns gritos no meio, mas ela continua climática. Imagine algo como "Black Hole Sun" do Soundgarden misturada com algo do Nirvana, e o Bruce Dickinson cantado. Uma das faixas mais estranhas, com certeza, mas não menos bela.

7. I Will Not Accept The Truth

O Soundgarden marca presença mais uma vez como influência suprema, no instrumental da guitarra, na linha de baixo, e até mesmo a linha de vocal do Bruce Dickinson no início da música.

Mas o interessante vem em seguida, Bruce solta seu vocal tradicional no meio da música, fazendo uma espécie de manifesto antro-pófago da música, ou seja, pega influências emprestadas e faz disso algo novo. Perfeito!

8. Inside The Machine

Música única, suingada como Living Colour, viajada como Rush, tocada com precisão, é um cruzamento bizarro de influências musicais com a cara do Bruce Dickinso. Se a parte do refrão fosse galopada e tocada a todo vapor, com frases de guitarra e baixo marcado, poderia ser um som do Iron Maiden. Uma das melhores faixas do álbum, talvez até da carreira do vocalista.

9. Headswitch

Stoner Rock! Pois é, Bruce Dickinson fazendo um som que poderia ser tocado pelo Black Label Society (formado alguns anos depois pelo Zakk Wylde, notório bebum e guitarrista do Ozzy). É um típiro rock simples, do deserto, sem frescuras. Típico som que agrada a gregos e troianos (leia-se fãs de Rock Moderno e Rock Clássico)

10. Meltdown

O Iron Maiden dá as caras, essa música parece, salvo algumas características (a ausência do baixão mandão do Steve Harris), um som que poderia ter sido gravado pelo Iron Maiden em suas fases mais introspectivas (década de 2000). Parece que ele já estava prevendo o lado progressivo que daria a banda quando voltasse, ao fim da década de 90. Lindíssima faixa.

11. Octavia

Rock´n´Roll antigo, nos moldes do Black Sabbath, com roupagem mais moderna, e uma guitarra com efeito "octave" (um efeito que dobra as frequências da guitarra, notóriamente usado por Toni Iommi, guitarrista do Sabbath). Perfeita para aqueles babacas que gostam de rock tradicional e não botam fé no disco!

12. Innerspace

Esta faixa lembra um pouco o trabalho anterior do Bruce, o Balls to Picasso, ela tem a energia comum de suas músicas, guitarras pesadas na medida certa, e não ousa muito, mas também não chega a lembrar Iron Maiden. É um bom hard rock, ótimo para ser cantado em arenas.

13. Strange Death In Paradise

O fechamento começa com um riff viajadíssimo. Cruze o Black Sabbath com o vocal do Bruce Dickinson, praticamente dá essa música, que tem uma influência fortíssima do Toni Iommi em seu riff de guitarra, simples e melódico.

A medida que o tempo passa, a levada fica mais estranha. Trata-se de uma música arrastada, densa, mas, ao mesmo tempo, pacífica. Ideal para quem gosta de rock progressivo, Black Sabbath, Hard Rock, sons dos anos 70 em geral. Belíssimo fechamento para o álbum!
_________________________________________________

Conclusão:

Um belíssimo álbum de hard rock moderno feito pelo mestre Bruce Dickinson. É hard (pesado), é rock, porque será que os babacas falam mal? É algo a se pensar mesmo. Clássico absoluto, para mim, está junto com Chemical Wedding no hall dos melhores álbuns da história deste vocalista.

Nenhum comentário: